REUNIÃO SEAS-RJ, CENTRO BRASIL NO CLIMA E A PREFEITURA DE NITERÓI ESTREITA PARCERIAS PARA O ENFRENTAMENTO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Por:
16/03/2021


Portal de mudanças climáticas do Estado do Rio de Janeiro

O enfrentamento às mudanças climáticas se torna a principal agenda deste século, sendo imperativo o diálogo permanente abordando as questões relacionadas com a adaptação e a resiliência dos ambientes naturais e das cidades. Para marcar o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março, a SEAS discutiu a integração de ações visando avançar a agenda climática do Estado.

Portal de mudanças climáticas do Estado do Rio de Janeiro

Em comemoração ao Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS-RJ) e o Centro Brasil no Clima (CBC) discutiram acordo de cooperação técnica para a integração de ações visando avançar a agenda climática do Estado.

Participaram deste diálogo o subsecretário da SEAS-RJ, Flávio Gonçalves, os superintendentes de mudanças climáticas e de conservação da biodiversidade, Telmo Borges e Leandro Gomes, respectivamente; por parte do CBC estiveram presentes Guilherme Syrkis, diretor-executivo e Guilherme Lima, coordenador de projetos do CBC, contou também com a presença do secretário da recém-lançada Secretaria Municipal de Mudanças do Clima de Niterói (SECLIMA), Luciano Paez e sua equipe, pioneirismo no Brasil.

O Rio de Janeiro é um dos estados-piloto no projeto Initiative for Climate Action Transparency (ICAT), realizado pelo CBC desde 2020, e com o novo aporte busca consolidar e elaborar mais estudos e avaliação das emissões de gases estufa no estado, verificando oportunidades de mitigação de emissões, seleção de indicadores de Mensuração, Reporte e Verificação (MRV), entre outras iniciativas. Além disso, o CBC contribuirá para a ativação e o fortalecimento do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas do estado fluminense.

O diálogo serviu também para fortalecer e dar continuidade aos processos de implementação dos projetos iniciados pelo CBC desde o ano passado, através do projeto ICAT, como séries de workshops de capacitação na agenda climática, estudo sobre emissões setoriais históricas do Estado e a elaboração de cenários de emissões de GEE para o estado no horizonte 2030.


Fonte:
Link:

Bootstrap Image Preview

Todos os direitos reservados